Casa JMJ_Porto Alegre_RS
Projetar o habitar do cliente é o ponto máximo para nós dentro do estúdio. O processo de concepção do partido arquitetônico fica ligado a uma série de conversas para extrair o maior número de informações (nosso combustível) para o duelo com a folha em branco e um pipocar de idéias.
Retomamos aqui o papel principal do morar, proporcionando espaços para reunir a família, utilizando princípios da consciência sensorial e proporcionando uma maior interatividade entre os moradores.
Uma das solicitações impostas era que a casa ‘’flutuasse’’ sobre o terreno.
Para isso, deixamos no pavimento térreo o acesso principal à residência marcado por um grande plano (parede) de concreto ripado. No fundo do lote é construído um volume puro que habita uma área de confraternização com forno de pizzas e churrasqueira.
O primeiro pavimento elevado se localiza toda área social e serviço. Com sala de jantar, estar com lareira, lavabo, cozinha e despensa. Todos os ambientes ficam integrados, porém setorizados. A conexão entre os pavimentos se dá através de uma escada de concreto com degraus plissados e pintura preta acetinada com a base dos degraus em madeira maciça. Sobre a escada, uma grande clarabóia traz para dentro de casa muita iluminação. Reduzindo o uso de iluminação artificial e criando efeitos cênicos ao longo do dia.
O segundo pavimento recebe o setor íntimo com duas suítes, um dormitório e banheiro auxiliar.
Projeto: SuperstudioB Alexandre Bento e Carla D’Amico Arquitetura
Pedras: Sadi Radin
Marcenaria: Valdemar Martins, Móveis Bella Roma
Acabamentos: Stilo Elevato
Esquadrias: Esquadrias Prata
Iluminação: Kwa Iluminação, Showlux, Vértice iluminação